Entre os dias 16 a 18 de julho, a primeira turma de presidentes e executivos de associações comerciais e empresariais do estado do Rio Grande do Sul participou da imersão “O Poder da Rede”, promovida pelo Programa Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e a Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa). Realizado de forma presencial, o evento reuniu mais de 45 participantes.
A capacitação teve como foco o aperfeiçoamento da gestão nas Associações Comerciais e Empresariais (ACEs), por meio da melhoria de processos internos, ampliação dos serviços oferecidos, fortalecimento do relacionamento com os associados, adoção de boas práticas de governança e incentivo a um ambiente de negócios mais competitivo e sustentável.
A iniciativa integra um dos eixos do Programa Empreender e tem como objetivo central promover o desenvolvimento sustentável das empresas a partir do fortalecimento institucional das Associações Comerciais. A etapa presencial faz parte de um programa de assessorias que as associações comerciais passarão ao longo dos próximos 11 meses. A ACCIAS teve sua participação confirmada no evento através de seu presidente Roberto Paulo Galina e da Executiva da entidade, Aline Perussolo.
“O evento foi extremamente proveitoso e muito bem organizado. Tivemos a oportunidade de trocar experiências com representantes de outras cidades. Essas trocas são enriquecedoras para o fortalecimento do associativismo, tema que foi muito bem abordado pelos palestrantes. A iniciativa merece elogios e deve ser repetida mais vezes. O desafio, na verdade, é incentivar uma participação ainda maior das entidades, que muitas vezes acabam não comparecendo por falta de tempo”, apontou o presidente da ACCIAS, Roberto Paulo Galina.
Sobre o Empreender
Desenvolvido pela CACB em parceria com o Sebrae, o Programa Empreender já beneficiou mais de 100 mil empresários em todo o país. A iniciativa busca fortalecer as micro e pequenas empresas por meio da atuação conjunta em núcleos setoriais, nos quais os próprios empresários identificam desafios comuns e constroem soluções colaborativas, com apoio técnico de consultores. Atualmente, o programa está em expansão, sendo implementado em diversas Associações Comerciais brasileiras.